Logotipo da editora
Círculo do Livro
Editora
HISTÓRIA

Círculo do Livro foi uma editora brasileira estabelecida em março de 1973 através de um acordo firmado entre o Grupo Abril e a editora alemã Bertelsmann.

Vendia livros por um "sistema de clube", onde a pessoa era indicada por algum sócio e, a partir disso, recebia uma revista quinzenal com dezenas de títulos a serem escolhidos.

O novo sócio teria então a obrigação de comprar ao menos um livro no período.

O empreendimento funcionou seus primeiros cinco anos com prejuízo, o que não representou problema para a Bertelsmann, dona de 49% da empresa e a segunda maior organização editorial do mundo na época.

Não obstante, foram reunidos até 1975 duzentos e cinquenta mil sócios, número que dobrou em 1978.

Em 1982, as vendas alcançaram cinco milhões de exemplares, totalizando dezessete milhões nos primeiros dez anos de existência da Círculo.

Em 1983 a editora anunciou um quadro de oitocentos mil sócios espalhados por 2850 municípios brasileiros, atendidos por uma cadeia de mais de dois mil vendedores e da distribuição através dos correios.

O declínio nos lucros fez com que a Bertelsmann vendesse sua parte no negócio, levando a Círculo a encerrar suas atividades editoriais no final da década de 1990.

A empresa, no entanto, continuou a funcionar como gráfica sob o comando do grupo CLC, até ser vendida em 2000 à multinacional RR Donnelley.

SOBRE A EDITORA
  • Fundada em: 03/1973
  • Fechada em: 2000
  • País de origem: Brasil
POPULARIDADE
  • visibility 270 visualizações
1 LIVROS CADASTRADOS
Atualizado em 31/03/2018 às 22h02